Com o calorão registrado no Estado nesta terça-feira (11), que elevou os termômetros a 37,4°C em Porto Alegre, o consumo de energia elétrica também subiu no Rio Grande do Sul. Assim como a temperatura, a demanda instantânea do sistema da CEEE no Estado também foi a maior do ano: foram registrados 6.196 megawatts.
O pico foi registrado na subestação de transmissão em Canoas às 15h03min, quando os termômetros marcavam 35,9°C. A elevação superou a de 9 de fevereiro, quando a exigência do sistema chegou a 6.034 megawatts, com 35,7°C. O recorde histórico é de 6 de fevereiro de 2014 e não foi batido desde então: 6.902 megawatts, em um dia com temperatura de 38,2°C.
A demanda instantânea é a exigência de carga no sistema e está relacionada à grande quantidade de pessoas consumindo energia elétrica ao mesmo tempo. É diferente do consumo, que é medido em megawatt-hora e só será conhecido no fim do mês, quando as contas de luz serão entregues aos consumidores.
Segundo a CEEE, o sistema é altamente exigido por conta das temperaturas extremas, já que muitas pessoas utilizam energia elétrica ao mesmo tempo, com aparelhos de ar condicionado, por exemplo.
— A alta exigência do sistema tem relação com o calor e a sequência de dias quentes, e o pessoal que mantém os aparelhos de ar condicionado ligados por vários dias seguidos. A temperatura externa é o que mais influencia para o alto consumo: os dias muito quentes exigem equipamentos ligados, por exemplo, à noite. O ar condicionado, até pelo tempo que fica ligado, é o que mais causa impacto — detalha o engenheiro eletricista da CEEE, Gustavo Arend.
Nesta terça-feira (11), consumidores relataram queda de luz na Capital. Conforme a companhia, não houve sobrecarga, mas as quedas de luz por alguns segundos podem ocorrer quando há transferência de carga para equilibrar o sistema, um procedimento padrão adotado quando há alto consumo.
— O início do verão, ou dos primeiros dias de calor, tem uma mudança de comportamento do consumidor. Assim, fazemos manobras de uma fonte para outra, e ocorrem interrupções curtas. Isso é mais comum apenas nestes primeiros dias, quando estamos captando este novo comportamento, que depois acaba se padronizando — explica Arend.
A temperatura de 37,4°C em Porto Alegre foi maior até do que os 35ºC e 37ºC registrados em Cuiabá (MT) e no Rio de Janeiro, respectivamente. No Estado, a temperatura mais alta foi em Campo Bom, no Vale do Sinos: 39,3ºC, a mais alta do ano no RS. Este foi o primeiro "calorão" deste verão que, oficialmente, só começa em 21 de dezembro.
Como gastar menos
A CEEE elaborou uma lista com dicas de como economizar energia elétrica e evitar o desperdício no verão. Confira:
Geladeira
- Abra a geladeira somente quando necessário;
- Evite colocar alimentos quentes na geladeira;
- Não obstrua as prateleiras;
- Efetue o degelo se necessário (para geladeiras sem degelo automático);
- Ajuste o termostato adequadamente;
- Mantenha a geladeira longe da exposição do sol, em local ventilado e que permita a circulação de ar na parte traseira;
- Não utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas;
- Evite colocar recipientes com líquidos destampados;
- Verifique periodicamente as borrachas de vedação das portas.
Chuveiro elétrico
- Ajuste a temperatura da água na posição verão;
- Não desperdice água.
Lâmpadas
- Se possível ou necessário, substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas mais eficientes — as de LED são até 80% mais econômicas, dependendo da lâmpada anterior;
- Apague as luzes quando não houver necessidade de iluminação artificial;
- Mantenha as lâmpadas e luminárias limpas, evitando que a poeira, por exemplo, possa barrar a luminosidade;
- Evite a colocação de anteparos que dificultem a passagem da luz;
- Aproveite o horário de verão.
Ar condicionado
- Mantenha o ambiente fechado (portas e janelas) quando estiver utilizando um aparelho de ar condicionado;
- Utilize a iluminação natural sempre que possível, mas minimize a incidência de raios solares no ambiente;
- Não sobrecarregue o equipamento tentando resfriar uma área maior do que aquela especificada para o aparelho;
- Ajuste o termostato à temperatura de conforto (entre 21º e 24ºC);
- Evite a utilização de equipamentos que gerem calor num ambiente refrigerado;
- Mantenha o filtro do aparelho limpo;
- Não obstrua a entrada e a saída de ar do aparelho;
- Proteja a parte externa do equipamento contra a incidência de sol.
Instalação elétrica
- Não sobrecarregue a instalação elétrica;
- Não utilize "Ts" ou outros adaptadores nas tomadas elétricas;
- Não instale disjuntores de maior capacidade àquela suportada pela rede elétrica da instalação. O disjuntor garante a proteção da sua casa. Se ele estiver desarmando é porque existe algo para ser redimensionado. Trocar por outro mais potente pode causar acidentes graves.