Economia

Dados do IBGE

Com recuo de 1,8% em setembro, produção industrial cai pelo terceiro mês consecutivo

Apesar do resultado mensal ruim, acumulado do ano no setor ainda é positivo em 1,9%

Agência Brasil

Anderson Fetter / Agencia RBS
Na comparação com setembro do ano passado, retração da atividade industrial alcança 2%

A produção industrial brasileira fechou setembro com retração de 1,8% frente a agosto, na série com ajuste sazonal, registrando a terceira queda consecutiva. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF), que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (1º).

Apesar do recuo, no ano a produção industrial ainda registra crescimento de 1,9%, assim como no resultado acumulado dos últimos 12 meses: expansão de 2,7%. Em agosto, a indústria já havia fechado em queda de 0,7% e em julho, de -0,2%. No confronto com setembro do ano passado (série sem ajuste sazonal), a indústria caiu 2%, primeiro resultado negativo nesta comparação, após três altas consecutivas.

A queda de setembro reflete resultados negativos em todas as quatro grandes categorias e em 16 dos 26 ramos industriais envolvidos na pesquisa.

Ao comentar a retração da indústria de agosto para setembro, o gerente da pesquisa, André Macedo, atribuiu a queda à redução nas exportações de veículos e ao ambiente de incerteza política e econômica.

— A redução nas exportações de veículos, especialmente para a Argentina devido à crise econômica naquele país, e um ambiente de incerteza política e econômica  freiam o investimento do empresário e as decisões do consumidor brasileiro — disse.

Macedo destacou ainda que a pesquisa verificou "um grande número de fábricas de automóveis com paralisações ou férias coletivas no mês".


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Madrugada Gaúcha

03:00 - 05:00