Foi com uma provocação de um cliente, há cerca de dois anos, que o restaurante Fest Bistrô, no centro de Santa Maria, viu a oportunidade de mudar o foco e, assim, buscar um novo público: o dos vegetarianos. O empresário e dono do restaurante, Alexandre Druzian, tinha um cliente que propôs que ele oferecesse preços mais atrativos, já que ele não comia carne.
Em pouco tempo, esse cliente passou a levar mais amigos e, com isso, foi crescendo o número de pessoas a ir no restaurante. Foi quando o empresário passou a diversificar ainda mais o cardápio com o objetivo de atender aqueles que excluem a carne da refeição. Ao buscar mais sobre o tema e as possibilidades em torno do vegetarianismo, Alexandre Druzian resolveu levar a mudança adiante e virou, “como não poderia ser diferente”, vegetariano, conta.
Outra questão que também tem ganhado espaço junto ao Fest Bistrô é a crescente busca de pessoas que vão ao restaurante atrás de um cardápio vegano: que é livre de qualquer ingrediente de origem animal.
Desde que o restaurante virou a chave ao apostar no vegetarianismo, há cerca de dois anos, o Fest Bistrô contabiliza um crescimento no faturamento da ordem dos 30%. Para o próximo ano, o empresário já projeta a abertura de uma segunda unidade, que ficará no bairro Camobi, o maior de Santa Maria. E, no horizonte, já se avizinha a possibilidade de uma terceira unidade. Outra situação que passará a ser ofertada, a partir do ano que vem, é a produção de congelados veganos.
Mercado promissor
E a escolha do Fest Bistrô se mostra acertada. Prova disso são os números do IBOPE que em pesquisa realizada, em abril deste ano, apontou que 14% da população se declara vegetariana. O que representa, atualmente, quase 30 milhões de brasileiros que se declaram adeptos a esta opção alimentar.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (23):