Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que Santa Maria teve, no mês passado, 152 vagas de trabalho abertas. O número foi puxado pelo setor de serviços que criou 106 oportunidades. O saldo positivo contrasta com os números negativos de julho quando, à época, Santa Maria contabilizou o corte de mais de 260 postos. No acumulado do ano, o comércio segue preocupando: são, até o momento, 443 postos fechados.
Os números do Caged ainda apontam que, de janeiro a agosto, Santa Maria tem um saldo de 118 empregos criados. A efeito de comparação, no mesmo período de 2017, o município tinha mais de 600 postos abertos.
Em agosto de 2017, foram criadas 260 oportunidades com carteira de trabalho assinada. Agora, em agosto deste ano, o número foi menor: 152 oportunidades geradas.
Levantamento feito por GaúchaZH aponta que, nos últimos dez anos, esse é o segundo pior mês de agosto na abertura de vagas de trabalho. Antes, apenas em agosto de 2015, Santa Maria teve uma abertura menor de postos com carteira assinada. À época, o saldo de empregos gerados ficou em 12.