O começo deste segundo semestre em Santa Maria é de saldo negativo na geração de postos de trabalho na cidade. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o mês de julho teve o fechamento de 262 oportunidades. O setor do comércio puxou para baixo nesta estatística com o corte de 195 vagas. Na sequência, serviços (-50) e indústria (-37) foram os setores mais impactados com o fechamento. Apenas a construção civil, no mês passado, teve resultado positivo: foram 25 postos abertos.
A efeito de comparação, nos primeiros seis meses deste ano – de janeiro a junho – Santa Maria contabilizou a abertura de 210 empregos. Sendo que, no mesmo período do ano passado, foram 438 empregos criados.
Agora, o começo deste segundo semestre é de retração e de cortes de oportunidades junto àquele setor que é o carro-chefe da economia local: o comércio. O consumo em baixa aliado ao poder de aquisição da população tem levado lojistas e comerciantes da cidade a reduzir o quadro de funcionários.
E no acumulado do ano, o setor do comércio segue com a marca negativa: foram mais de 460 vagas fechadas. O setor dos serviços, neste mesmo período, contribuiu para atenuar o quadro de cortes com a criação de 390 oportunidades.