Bento Gonçalves recebeu, na manhã deste sábado (29), a Avaliação Nacional de Vinhos, promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). A 26ª edição do evento foi realizado na Parque de Eventos da cidade e recebeu mais de mil participantes entre enólogos, viticultores, sommelieres e estudantes de enologia.
Neste ano foram inscritas 344 amostras de 44 vinícolas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Todos os rótulos foram degustados por 120 enólogos, que selecionaram as 16 amostras mais representativas, sendo sete tintos finos secos, um tinto fino seco jovem, três vinhos bases para espumante, dois brancos finos secos aromáticos e três brancos finos secos não aromáticos.
Considerada o "Oscar do Vinho", a avaliação reuniu comentaristas de seis países, entre eles Inglaterra e Canadá.
Segundo o presidente da ABE, Edegar Scortegagna, o evento celebra a qualidade e a tecnologia dos vinhos brasileiros e serve de referência em inovação para enólogos e estudantes da área. Para o especialista em vinhos, a edição deste ano teve uma relevância ainda maior.
— Estamos falando de uma safra histórica, uma safra que está entre as três melhores de todos os tempos no Brasil. O tempo colaborou, a tecnologia nas vinícolas ajudou, e a maturidade de nossos enólogos transformou a uva em vinho de altíssima qualidade — ressaltou Scortegagna.
Durante a degustação, as amostras foram servidas uma a uma. Público e avaliadores degustavam os vinhos ao mesmo tempo. Cada comentarista foi responsável pela avaliação de um vinho. Após todas as degustações, foram reveladas as identidades dos rótulos de destaque da safra 2018.
Confira a lista completa:
Categoria: Vinho Base para Espumante
1. VINHO BASE ESPUMANTE: Domno do Brasil (Garibaldi)
2. VINHO BASE ESPUMANTE: Vinícola Geisse (Pinto Bandeira)
3. VINHO BASE ESPUMANTE: Vinícola Galvão Bueno (Candiota)
Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático
4. RIESLING RENANO: Vinícola Almadén (Santana do Livramento)
5. CHARDONNAY: Cooperativa Vinícola Aurora (Bento Gonçalves)
6. CHARDONNAY: Cooperativa Vinícola Garibaldi (Garibaldi)
Categoria: Branco Fino Seco Aromático
7. SAUVIGNON BLANC: Vinícola Família Lemos de Almeida (Muitos Capões)
8. MOSCATO GIALLO:Hortência Vinhos e Espumantes (Flores da Cunha)
Categoria: Tinto Fino Seco Jovem
9. CABERNET FRANC: Vinícola Salton (Bento Gonçalves)
Categoria: Tinto Fino Seco
10. MERLOT: Vinícola Don Guerino (Alto Feliz)
11. MERLOT: Rasip Alimentos (Vacaria)
12. CABERNET FRANC: Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira)
13. CABERNET SAUVIGNON: Vinícola Almaúnica (Bento Gonçalves)
14. CABERNET SAUVIGNON: Vinícola Miolo (Bento Gonçalves)
15. TANNAT: Família Bebber Vinícola (Flores da Cunha)
16. TANNAT: Casa Valduga Vinhos Finos (Bento Gonçalves)
Homenageados
Também foram entregues pela ABE os troféus Amigo do Vinho Brasileiro 2018, destinado ao empresário do turismo Tarcísio Vasco Michelon, diretor superintendente da Rede de Hotéis Dall’Onder e idealizador de diversos projetos de fomentação do turismo na região de Bento Gonçalves, e o Destaque Enológico 2018, entregue ao enólogo Antônio Salvador, diretor da Vinícola Salvattore e um dos fundadores da Associação Brasileira de Enologia.