Com fábrica em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, a marca de bolsas DonnaLu começou a exportar em 2017 para a Argentina. Depois da experiência no país vizinho, a empresa, que tem 72 funcionários, passou a apostar neste ano em mais três mercados externos: Austrália, Estados Unidos e Espanha. A gerente comercial e de marketing da companhia, Samanta Melo, afirma que a busca por novos mercados é estimulada pela menor incidência de tributos sobre os produtos exportados.
— A cobrança de impostos é maior nas vendas internas. Para vender fora do país, é mínima. Além disso, temos foco em qualidade para conseguir competir e ter os produtos valorizados lá fora — explica a gerente.
Conforme a empresária, as exportações representam 5% do faturamento da marca. A meta é elevar o percentual, em dois anos, para ao menos 20%.
A pouco mais de 20 quilômetros de Novo Hamburgo, a destilaria H. Weber, com operações em Ivoti, também planeja aumentar sua presença no cenário internacional. Hoje, as vendas externas correspondem a 42% do faturamento da fabricante da cachaça Weber Haus. A projeção da empresa, que emprega 32 funcionários, é alongar a marca para 50% em dois anos.
— A carga tributária sobre as bebidas alcoólicas é muita alta dentro do país. Procuramos exportar para sobreviver — sublinha o diretor da destilaria, Evandro Weber.
As vendas internacionais da empresa começaram em 2006. Em julho deste ano, a H. Weber anunciou acordos para entrar nos mercados da Polônia e de Luxemburgo, na Europa. Com os novos contratos, o número de países em que a marca gaúcha está presente chegou a 19. Os Estados Unidos são o principal destino.
— O grande desafio para conseguir exportar é entender a legislação de cada país. Queremos entrar em breve na Colômbia. Estamos há oito meses em busca dos registros necessários — afirma o diretor.
O empresário acrescenta que a turbulência no mercado de câmbio, acentuada pelas incertezas eleitorais, representa obstáculo extra para os próximos meses:
— O dólar em nível mais alto tem impacto na inflação. Com isso, matérias-primas, como as embalagens dos nossos produtos, ficam mais caras.