Entre janeiro e março de 2018, o volume de exportação de vinhos e espumantes brasileiros cresceu quase 50%. No período, o valor comercializado foi de mais de US$ 1 milhão. Com a remessa de 553 mil litros de rótulos brasileiros ao exterior, a alta foi de 48,7% em volume e de 44,3% em valor, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os principais mercados compradores foram Paraguai, Chile, Estados Unidos, Cingapura e Reino Unido. O grande destaque do período foram as exportações de espumantes, que subiram 64% em valor na comparação com o mesmo período, e apresentaram um valor médio por litro de US$ 4,88.
Segundo Diego Bertolini, gerente de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), é possível exportar espumantes com maior valor agregado para mercados mais maduros e competitivos, a exemplo dos Estados Unidos, Reino Unido e Ásia. Já com os vinhos, a proximidade logística e de paladar faz com que os mercados da América Latina absorvam mais a produção.
Os resultados do primeiro trimestre dão continuidade ao incremento próximo a 50% nas exportações brasileiras de vinhos e espumantes conquistado em 2017.