O Banrisul anunciou na tarde desta sexta-feira (6), por meio de um comunicado oficial, a desistência de realizar a oferta pública de ações do Banrisul. A venda havia sido anunciada em 4 de outubro, e adiada depois, no dia 6 de dezembro.
O fato relevante divulgado ao mercado informa a acionistas e ao mercado "que o Estado do Rio Grande do Sul comunicou que decidiu não mais realizar a oferta pública de ações, nos termos divulgados por meio de Fato Relevante no dia 04 de outubro de 2017".
O plano do Piratini era oferecer até 49% das ações ordinárias (com direito a voto) e 14,2% das ações preferenciais (sem direito a voto). Embora sem informar expectativa de arrecadação, o governo trabalhava com a ideia de que a oferta pública ajudaria na folha de pagamento do funcionalismo.
— A liquidez das ações ordinárias segue baixa e não estão alcançando o preço desejado pelo Estado. Conforme o governador já havia dito, as acões do Banrisul não serão vendidas a qualquer preço. Portanto, a operação foi cancelada — afirmou o chefe da Casa Civil do governo do Estado, Cleber Benvegnú.