Manifestantes realizaram na manhã desta quinta-feira (08) um protesto na BR-392, no trecho que dá acesso aos terminais do porto de Rio Grande. O protesto estava concentrado em dois pontos da rodovia impedindo a passagens de veículos. O grupo é formado por desempregados do polo naval. Nessa semana, a Petrobras confirmou que o projeto da P-71, iniciado na China, será finalizado no Espírito Santo.
O Prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindemeyer em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade comentou a decisão da Petrobras.
- A decisão da Petrobras gera emprego na China, quando antes tínhamos 20 mil empregos gerados, hoje temos um número de 600 ou 700 empregos na cidade.
O Prefeito ainda afirmou que faltou apoio do Governo Estadual em uma tentativa de manter as plataformas na cidade.
- O Governo do Estado deveria ter capitaneado essa batalha, mas não fez. Os resultados não são somente de Rio grande, mas sim de todo o estado.
Segundo a Petrobras, o CIMC Raffles será o estaleiro chinês responsável pelo casco da P-71. No Espírito Santo, o estaleiro Jurong fará a conclusão dos trabalhos com a integração dos módulos.