O Sebrae iniciou nesta semana a segunda fase do Projeto Bebidas Premium do Rio Grande do Sul. As 30 empresas participantes são da Serra e a maioria microcervejarias. São 15 fabricantes de cervejas artesanais. As demais são cachaçarias e vinícolas. Desde o ano passado, empresários deste setor participam de uma série de atividades com o objetivo de aumentar a carteira de clientes em 600 novos compradores e ampliar em 10% o faturamento.
O gestor de projetos do Sebrae, Gustavo Rech, destaca que todas as participantes já obtiveram resultados positivos desde que iniciaram o diagnóstico dos pontos a serem melhorados na gestão da empresa, principalmente com foco comercial. Os trabalhos iniciaram há cerca de um ano e também incluíram análise do mix de produtos.
— Observamos em várias empresas os produtos que não traziam resultados — exemplifica Rech.
A segunda fase do projeto, lançada nesta terça-feira (13), prevê intensificar estratégias, como ampliar a participação das microcervejarias e fabricantes de bebidas em feiras do ramo. O Sebrae subsidia 50% dos espaços. Conforme o gerente do projeto, também estão programadas ações de prospecção de mercado. Nessa ação, um consultor vai a um Estado diferente para elencar potenciais consumidores. Depois, traz interessados nos produtos locais para conhecer a região e promover rodadas de negócios.
O Estado ainda não está definido, mas Rech adianta que provavelmente seja da região Centro-Oeste. O gerente de Bebidas Premium acrescenta que já tem empresas pensando em exportação, principalmente as cachaçarias.