O mercado de trabalho de Caxias do Sul encerrou o ano passado com 576 empregos a menos no balanço entre contratações e demissões. Os dados, divulgados na manhã desta sexta-feira (26), são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Embora o número ainda seja negativo, representa uma melhora do cenário na comparação com o ano anterior. No mesmo período de 2016, o saldo negativo foi de cerca de 7 mil vagas, mais de 90% maior do que o balanço de janeiro a dezembro de 2017.
Enquanto a indústria da transformação conseguiu retomar os empregos em 2017, fechando o ano com a geração de 281 vagas, a construção civil foi o setor que puxou o balanço negativo, com o fechamento de 673 postos nos últimos 12 meses em Caxias. Outro setor que sentiu com maior força a redução de empregos é o de serviços que encerrou o ano com 110 postos a menos.
O comércio teve redução menor, de 19 vagas. Outros setores, como a agropecuária que teve balanço positivo de 27 empregos, não impactam tanto no total dos dados.