A quantidade de empresas abertas no ano de 2017 em duas das principais cidades da Serra dão sinais de que a economia começa a se recuperar. Levantamentos das prefeituras de Bento Gonçalves e Farroupilha mostram saldo positivos no número de empreendimentos criados em relação aos fechados no ano passado.
Em Bento Gonçalves, foram 1.362 empresas abertas ante o fechamento de 558 empreendimentos, o que gera um saldo positivo de 804 empreendimentos. O número é 27% maior em relação a 2016, que encerrou com saldo positivo de 313 empresas.
Para o secretário Silvio Bertolini Pasin, esses números refletem o incentivo que o município dá ao empreendedorismo por meio de projetos e assessoria ao futuro empreendedor. Um exemplo é o programa Sala do Empreendedor.
Em Farroupilha, 939 empresas iniciaram atividades no ano passado. No mesmo período, 600 foram fechadas. O saldo positivo é, portanto, de 399 empresas.
Caxias do Sul
Ao contrário das cidades de Farroupilha e Bento Gonçalves, que têm dados próprios das prefeituras, Caxias do Sul importa esses dados da Receita Federal. Por isso, os dados totais de 2017 ainda não foram apurados por completo. Há registro somente dos cinco primeiros meses do ano. De 2 de janeiro a 31 de maio, foram abertas 2.630 empresas e fechadas 1.362, o que resulta um saldo positivo de 1.268 empresas.