O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o potencial de crescimento do PIB do País, "num horizonte de três a quatro anos", é de 4%. Para Meirelles, a alta está relacionada à adoção de reformas econômicas que permitirão aumento no nível de atividade, consumo e investimentos.
O ministro acrescentou que as mudanças estruturais podem fazer com que a taxa de juro continue caindo, dando condições para avanço maior.
– Isso, evidentemente, depende de aprovação das reformas macroeconômicas, como, por exemplo, da reforma da Previdência e da reforma tributária, que é muito importante, simplificando o sistema tributário brasileiro – disse. – Mas também (depende de) toda a série de reformas microeconômicas. Algumas delas já foram aprovadas, como a taxa de (juros de) longo prazo para o BNDES – completou.
Para Meirelles, todas essas mudanças estruturais no país podem dar condições para que "o Brasil cresça mais com menos inflação e menos juro".
– Isso tudo é muito importante – mencionou.
O ministro também citou que a inflação nos últimos 12 meses no Brasil, de 2,5%, está nos índices mais baixos da história recente. Meirelles ainda comentou que a taxa de juro real sobre a inflação de um ano "também está nos níveis mais baixos da história". Para o ministro, esses fatores mostram que a política econômica está funcionando.
– Agora, é importante que tudo isso seja complementado pelas outras políticas que farão com que a taxa de crescimento potencial do Brasil aumente, o que eu acho que é possível – apontou.