A economia do Rio Grande do Sul deve crescer 1,5% em 2017. A projeção é do departamento econômico do Santander, que divulgou um relatório com apostas para todos os estados brasileiros.
Seria o nono melhor resultado do país. O maior crescimento é esperado para o PIB do Mato Grosso, com alta de 5,1%. Já o pior resultado é projetado para o Rio de Janeiro, com queda de 1,4%.
A média nacional de crescimento para o PIB e de 0,5% em 2017. Sete estados devem ficar no negativo, segundo o Santander.
"Em geral, as unidades da federação com resultados mais favoráveis deverão ser aquelas mais influenciadas pelo excelente desempenho das safras agrícolas este ano." - reforça a análise.
Estados do Centro-Sul vêm exibindo evidências mais consistentes de recuperação da atividade. Já regiões Norte e Nordeste enfrentam mais dificuldades, pondera o banco.
Desempenhos previstos por setor no RS:
Agropecuária +10,8%
Indústria +0,6%
Serviços +0,6%
E quais os pesos desses setores no PIB total do RS?
Serviços 66,3%
Indústria 25,2%
Agropecuária 8,4%
Nos dados até junho, o Santander observa uma queda de 1,3% no estoque de emprego formal no Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo, identifica uma alta de 5,7% na massa de renda real.
Siga Giane Guerra no Facebook.