A União Europeia (UE), um dos maiores mercados para a carne brasileira, indicou que pode banir as importações do país. Em carta enviada ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a Comissão Europeia, braço executivo do bloco, afirmou que o Brasil não tem feito nada para retomar a confiança depois da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em março. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
No comunicado, o comissário de saúde e segurança alimentar da UE, Vytenis Andriukaitis, avalia que o bloco europeu "duvida da credibilidade dos sistemas de controle sanitário" e que "os recentes escândalos enfraquecem a confiança na capacidade das autoridades brasileiras".
Leia mais
Ex-chefe do Ministério Agricultura em Goiás é alvo da Carne Fraca
Maggi diz que "já sabia" que outros casos viriam após Carne Fraca
Ministério da Agricultura apresenta a embaixadores ações após Carne Fraca
Membros da diretoria geral de saúde da comissão realizaram, entre 2 e 12 de maio, auditoria em frigoríficos brasileiros. O grupo teria identificado "deficiências críticas na maior parte dos setores inspecionados, muitas das quais de natureza grave".
A Folha afirmou ter procurado o Ministério da Agricultura, mas não recebeu resposta até a publicação da reportagem.
Deflagrada em 17 de março, a Carne Fraca apurou o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos.