O Brasil registra o segundo maior índice de confiança na mídia, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Publicado nesta quinta-feira (29) pelo jornal O Globo, o estudo revelou que 60% dos brasileiros confiam nas notícias veiculadas pelas empresas de comunicação.
De acordo com o levantamento, a taxa de confiança nos meios de comunicação no Brasil só fica atrás da Finlândia. No país nórdico, o índice é de 62%. A média da taxa em todos os países pesquisados ficou em 43%. O Relatório de Jornalismo Digital 2017 ouviu mais de 70 mil pessoas em 36 países.
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A pesquisa também apontou que as redes sociais têm sentido o impacto da veiculação de notícias falsas, as chamadas fake news. Desse modo, o Facebook vem perdendo espaço e os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, ganhando força, uma vez que permitem uma comunicação mais privada e livre dos algoritmos que filtram conteúdos.
O estudo britânico assinalou que, no Brasil, 46% dos entrevistados afirmaram usar o WhatsApp para acessar e compartilhar notícias, o que representa um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2016. Já o Facebook é utilizado por 57% das pessoas ouvidas, indicando uma queda de 12 pontos na comparação com o ano anterior. Já o Youtube aparece como a escolha de 36%.
Ainda conforme a pesquisa, 40% dos brasileiros consideram que as empresas de comunicação realizam um bom trabalho em separar fatos de boatos. Quando a mesma pergunta se refere ao esforço nas redes sociais, o número cai para 24%.
A investigação também sinalizou mudanças no modo de consumir notícias pela internet. Pela primeira vez, o celular ultrapassou o computador como o principal dispositivo utilizado para acessar notícias no Brasil. Nas regiões urbanas do país, esse índice chegou a 65%, contra 62% dos computadores. Na média entre os países pesquisados, as taxas são, respectivamente, de 56% e 58%.