O Banrisul fechou o primeiro trimestre de 2017 com um lucro líquido de R$ 128,5 milhões, resultado 31,7%% abaixo de igual período de 2016. De acordo com o banco estatal gaúcho, o desempenho no intervalo de janeiro a março foi impactado pelo lançamento do plano de aposentadoria voluntária, que tentou incentivar o desligamento de funcionários aptos a buscar o benefício.
O lucro líquido recorrente, que exclui eventos extraordinários, caiu 2,5%, para R$ 183,3 milhões. Conforme o relatório da instituição sobre o desempenho, o trimestre foi marcado pelos "efeitos da relativa melhora do ambiente de risco que perdurou durante o exercício de 2016, embora a redução da proporção de ativos rentáveis tenha gerado retração de margens".
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A rentabilidade anualizada sobre o patrimônio líquido foi de 11,8%, abaixo do apurado no um ano antes (12,6%), afetada pelas maiores despesas administrativas e redução da margem financeira. Pouco antes das 11h desta segunda-feira, as ações mais negociadas do Banrisul na bolsa paulista apresentavam queda de 4%.
O patrimônio líquido atingiu R$ 6,5 bilhões em março de 2017, expansão de R$ 162,1 milhões, ou 2,6% em um ano. Os ativos totais apresentaram saldo de R$ 68,9 bilhões, crescimento de 4,4% em relação a março de 2016. O total de recursos captados e administrados registrou ao final do trimestre saldo de R$ 57,4 bilhões.
Os depósitos totais alcançaram R$ 43,1 bilhões no período, com incremento de 14,6%, ou R$ 5,5 bilhões em 12 meses. O saldo das operações de crédito do Banrisul totalizou R$ 30,5 bilhões em março de 2017, com decréscimo de 2,7% nos 12 meses.
Segundo o banco, a estratégia de negócios período permaneceu focada "na ampliação das receitas com produtos e serviços, no incremento da captação de recursos de forma diversificada e na qualidade do crédito". No segmento de pessoas físicas, as linhas priorizadas abrangeram o crédito consignado a servidores públicos estaduais, municipais, federais e aposentados do INSS e o Cartão Consignado INSS, por serem modalidades de menor risco.
O Banrisul também relata ter direcionado esforços em campanhas de vendas de seguros de vida, proteção financeira e capitalização nos primeiros meses de 2017, o que possibilitou atingir o faturamento de R$ 239,1 milhões, com crescimento de 32,9% frente ao mesmo período do ano anterior.
O plano de aposentadoria incentivada teve adesão de 15 de fevereiro a 25 de março, limitado a 700 empregados. Os custos pagos ou provisionados somaram R$99,7 milhões. Líquido dos efeitos fiscais, impactou o resultado do primeiro trimestre em R$54,8 milhões.