O presidente Michel Temer elogiou a decisão do Banco Central (BC) de baixar os juros básicos da economia a 13% ao ano e afirmou que, diante dos dados de queda da inflação divulgados recentemente, a expectativa é que a taxa continue caindo de forma gradual.
Leia mais:
Mais ousado, BC reduz juro para 13% ao ano
Banco do Brasil anuncia redução de juros em linhas de crédito
Fiesp elogia corte do juro, mas reivindica também aumento de crédito
Segundo o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, Temer disse ter "convicção" de que "estão dados os elementos para a retomada do crescimento econômico".
"A divulgação, hoje mais cedo (quarta-feira), da taxa de inflação de 2016, em 6,29% anuais, é um dado extremamente positivo que terá sido levado em conta para a redução da Selic", comentou o presidente, por meio do porta-voz.
Na declaração à imprensa, Parola disse que as informações disponíveis atualmente no governo indicam que a inflação continuará em queda, repedindo afirmação feita por Temer mais cedo de que o índice ficará no centro da meta (4,5%) este ano.
Por meio do porta-voz, o presidente também elogiou a decisão do Banco do Brasil de reduzir os juros, anunciada pouco depois da divulgação da Selic.
"Todos os dados disponíveis indicam que nos próximos meses a inflação seguirá em queda. Com isso, o rendimento do trabalhador se vê protegido do efeito terrível da inflação e abre-se espaço para que a taxa de juros seja gradualmente reduzida, de modo responsável, consistente e sustentável. Um dos primeiros exemplos dessa tendência é o anúncio feito pelo Banco do Brasil na tarde de hoje de que está reduzindo suas taxas de juros", afirmou Parola.
*Agência Brasil