O novo prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, anunciou na manhã desta segunda-feira (5) mudanças na gestão do município pelos próximos quatro anos. A partir de janeiro, as prioridades serão saúde, segurança e desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda.
Foi anunciada a redução no número de Secretarias do Município e de Cargos de Confiança (CCs). Das atuais 20 secretarias, restarão 12. Seis serão cortadas e quatro, aglutinadas em duas. Com estas mudanças, a previsão é economizar R$ 2,5 mi por ano.
Duas pastas, Habitação e Regularização Fundiária e Comunicação e Programação Institucional farão parte da Casa Civil, que será criada. Ações Comunitárias, Coordenação de Desenvolvimento Institucional, e os Centros Administrativos Leste e Oeste passarão a ser responsabilidade do Gabinete de Governança, que será um órgão responsável por decidir quais projetos receberão investimentos na cidade.
Outras duas pastas serão aglutinadas: Cultura com Esporte e Lazer, e Desenvolvimento Econômico com Turismo. Serão cortados também 29 CC’s, entre secretários, chefes de gabinete e diretores.
Ainda, Pozzobom afirmou que criará duas superintendências, nas secretarias de saúde e de desenvolvimento rural. A proposta é construir 29 novos postos de atenção básica.
E prefeitura ainda deve ter duas emendas no orçamento de 2017. A previsão é conseguir pelo menos mais R$ 5 mi. A verba será destinada para a saúde.