Caso sejam aprovadas as novas regras da Previdência, vai levar mais tempo para se aposentar se comparado com a regra atual. Você já calculou quanto tempo vai ter que trabalhar para se aposentar ganhando salário integral?
ZH criou uma calculadora para que você estime a idade com que deve se aposentar caso seja um funcionário urbano da iniciativa privada (lembrando que as regras para trabalhadores ruais e servidores públicos é diferente). Em seguida, utilize a ferramenta com a regra previdenciária atual para comparar com a idade de aposentadoria.
*ZH contou com a contribuição de Renato von Mühlen, especialista em Previdência, para analisar e testar a calculadora.
Leia mais:
Trabalhador terá de contribuir 49 anos para receber o benefício integral
Reforma acaba com fator previdenciário e fórmula 85/95
Tire suas dúvidas sobre a reforma da Previdência
Por trás desta calculadora estão as informações divulgadas pelo governo federal no dia 6 de dezembro. O projeto de reforma na Previdência prevê, basicamente, dois cenários:
1) Nova regra (para homens com 50 anos ou menos e mulheres com 45 anos ou menos)
Neste caso, você precisa ter, obrigatoriamente, no mínimo 65 anos para se aposentar e 25 anos de contribuição. Caso atinja esses dois pré-requisitos, pode pedir o benefício e parar de trabalhar. No entanto, se quiser receber o valor integral, com base na média histórica salarial (leia mais abaixo), precisa completar 49 anos de contribuição.
Caso não queria esperar, o benefício será proporcional ao tempo de contribuição: com 25 anos de contribuição, recebe 76% do valor. Com 26 anos, ganha 77%. Com 27 anos, o valor é de 78%, e assim por diante, até chegar a 49 anos e 100%.
2) Regra de transição (para homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos)
Neste caso, o cálculo é baseado em um acréscimo de 50% sobre o tempo antigo de contribuição, de 35 anos para homens e de 30 anos para mulher.
Ou seja, se um homem tem 52 anos e tem 31 anos de contribuição, como faltariam quatro para completar o período, com o acréscimo de mais 50% (dois anos), precisaria trabalhar mais seis, e se aposentaria com 58 anos.
CALCULADORA "ANTIGA"
Agora, experimente calcular com que idade você se aposentaria pelas regras que ainda estão em vigor:
Atualmente, as mulheres podem pedir a aposentadoria com 30 anos de contribuição e os homens, após 35 anos de trabalho. Para receber o benefício integral, é preciso atingir a fórmula 85 (mulheres) e 95 (homens), que é a soma da idade e do tempo de contribuição.