A Fecomércio-RS lançou nesta quinta-feira (3) o impostômetro no alto do prédio da entidade, que fica na Avenida Alberto Bins, 665, em Porto Alegre. O objetivo é que as pessoas acompanhem o quanto pagam em tributos, tanto para o Governo Federal, quanto para municípios e estados. Desde janeiro, brasileiros pagaram R$ 1,656 trilhões em impostos.
A iniciativa é semelhante ao placar existente em São Paulo. O Impostômetro considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária.
Para o levantamento das arrecadações federais, a base de dados utilizada é a Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, e IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
As receitas dos Estados e do Distrito Federal são apuradas com base nos dados do Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária, das Secretarias Estaduais de Fazenda, Tribunais de Contas dos Estados e Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.
As arrecadações municipais são obtidas através dos dados da Secretaria do Tesouro Nacional, dos Municípios que divulgam seus números em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal e dos Tribunais de Contas dos Estados.