O mercado financeiro no Brasil reage à eleição do republicano Donald Trump nos Estados Unidos, cuja vitória não esperada pelos investidores. A queda na bolsa brasileira acompanha o resultado em outros países, enquanto o dólar opera em alta na manhã desta quarta-feira.
A moeda americana chegou a subir mais de 2% no início do dia. Às 11h15min, operava com alta de 1,58%, levando o dólar a R$ 3,218 no país. Na máxima do dia, a cotação foi a R$ 3,2494, em alta de 2,57%, a mais forte no intradia desde 13 de setembro (2,58%).
Já a Bovespa abriu os negócios em queda de mais de 3%. Com o passar da manhã, o mercado se acalmou e, às 11h15min, a bolsa marcada -2,15%, com 62.779,05 pontos.
Leia mais:
Reflexos de Trump no Brasil vistos como improváveis por analistas
Temer pede a Trump que leve em conta as aspirações de "todos os americanos"
Bolsas de valores registram queda após vitória de Trump
O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou nesta quarta que o Brasil acompanha as movimentações do mercado global e que, "caso necessário, tomaremos as medidas adequadas".
Ilan Goldfajn preferiu não comentar o resultado das eleições e seus possíveis desdobramentos para mercados emergentes, como o do Brasil.
A vitória de Trum derrubou os mercados na Ásia, com a bolsa de valores do Japão perdendo mais de 5%. Na Europa, os mercados abriram em forte queda, mas diminuíram as perdas após o discurso do republicano, considerado conciliador.