Após 11 horas de voo, o governador José Ivo Sartori, secretários e presidentes de estatais desembarcaram neste domingo (16) na Alemanha. É a quarta viagem internacional do governador, a segunda para a Europa.
A comitiva se une a empresários, especialistas e dirigentes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) que chegaram ontem ao país. O objetivo da viagem é buscar investimentos, além de fortalecer laços de cooperação com governantes de estados europeus e com empresas que já investem no Rio Grande do Sul.
“Nós queremos tratar destas etapas num processo de internacionalização, em condições de que isso [os investimentos] possa ser impulsionado e fazer um processo mais rápido. Nossa viagem será curta, mas muito proveitosa, e dando um dinamismo que possa alcançar e atrair investimentos para o Rio Grande do Sul”, afirmou o governador antes de embarcar.
Na segunda-feira (17), começa na cidade de Weimar, na Alemanha, o Encontro Econômico Brasil Alemanha. O evento deve reunir em torno de 400 empresários dos dois países.
O encontro já é tradicional, ocorrendo anualmente desde 1982, um ano em cada país. Em 2015, a sede foi Joinville (SC).
O Brasil tem 1,6 mil unidades de empresas alemãs. No Rio Grande do Sul, são 50 unidades e mais 30 empresas com sócios alemães. Em 2017, pela primeira vez, o Encontro Econômico Brasil Alemanha vai acontecer em Porto Alegre.
O primeiro compromisso oficial do governador José Ivo Sartori na Europa será um jantar oferecido neste domingo, na cidade de Erfurt, pelo Ministério de Economia, Ciência e Sociedade Digital da Turíngia, um dos estados mais industrializados da Alemanha, conhecido como o centro mundial da indústria óptica.
Depois da Alemanha, a comitiva segue para França e Itália, onde tem agenda com empresas como o Carrefour e a Lactalis. O retorno ocorre no dia 22 de outubro.