Diante da disparada da bolsa brasileira em 2016 e das perspectivas ainda positivas, cabe a pergunta: para quem está fora da bolsa, vale ainda a pena entrar, uma vez que é um investimento de risco? Celso Grisi, professor da FIA, da USP, desaconselha precipitação.
– Pense em fazer investimento de olho no longo prazo, em empresas com potencial de valorização e que distribuam bons dividendos – diz Grisi, que recomenda cautela à espera de sinais mais claros de recuperação da economia do país.
Para Frederico Sampaio, diretor de renda variável da Franklin Templeton, é uma decisão pessoal, que depende do perfil e da capacidade de aceitar os riscos.
– O mercado vive de antecipação. Quando o quadro parecer completamente seguro, ainda não estará 100% precificado, mas o preço vai ser outro – pondera Sampaio, lembrando da máxima de que os ganhos são proporcionais aos riscos.
O perfil do investidor também é considerado importante por Celson Plácido, da XP Investimentos. Para quem se considera como moderado ou agressivo, seria o momento de colocar parte do capital em ações, avalia o especialista. O problema, aponta, é que o brasileiro é muito movido pelo fator psicológico, o que pode levar a armadilhas.
– Quando a bolsa chegou a 73 mil pontos, todo mundo era agressivo. E aquela era a hora de reduzir exposição à bolsa. Hoje, todo mundo é conservador – observa.
Leia também
Aumento de impostos pode ser adotado caso previsão de receita não se confirme
Meirelles diz que "não há compromisso" de a União cobrir déficits dos Estados
Mercado projeta reinício de alta da Selic em janeiro de 2018, informa Focus
Leandro Ruschel, da Liberta Global, lembra que as incertezas naturais da bolsa costumam assustar os pequenos investidores, mas considera "interessante", aos poucos, diversificar as aplicações. Para ele, a onda global de juros reais baixos vai um dia aportar ao Brasil e, quando isso acontecer, a pessoa física também será empurrada para investimentos de risco. Por isso, o conselho de Ruschel é estudar o mercado acionário para estar preparado quando esse momento começar.
– Para aqueles que querem estudar e se especializar, a bolsa sempre oferece ótimas oportunidades para ganhos, pois pode operar tanto na compra quanto na venda, podendo gerar ganhos até mesmo nas quedas.