A empresa de telefonia Claro lidera desde janeiro de 2015 o ranking de reclamações da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Santa Maria. Isso quer dizer que há 17 meses a Claro é a empresa da qual os santa-marienses mais reclamam na cidade.
De acordo com a auditora fiscal responsável pelo Procon no município, Márcia Rocha, foram 2.106 reclamações contra a empresa entre janeiro de 2015 e maio deste ano.
Entre os maiores problemas registrados estão casos de ofertas feitas e não cumpridas, cobranças indevidas e desentendimentos com clientes em função de demandas.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Claro para que ela se posicionasse quanto à situação, mas não obteve uma resposta até o fechamento da reportagem.
Esses problemas, na avaliação do Procon, acontecem principalmente por conta do “gigantismo” das empresas, que fazem fusões, unem colaboradores e operações e precisam de um período de adaptação. Isso faz com que o seja ruim o serviço seja prestado. Para Márcia, a empresa deve sempre cumprir o acordado com o cliente, independente da situação que enfrenta.
Ela explica que foi criado um grupo de trabalho envolvendo Ministério Público (MP) e Procon para agilizar a resolução dos problemas enfrentados pelos clientes com empresas em geral. Ela estima que o prazo para atender a demanda do cliente varia de 10 até 25 dias – depende da disponibilidade da empresa ao diálogo. Cerca de 85% das reclamações são resolvidas.
“Geralmente, a empresa aceita um acordo que é amparado por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Assim, caso incorra em erro de novo, enfrenta multa”, diz.
O top 3 do ranking são empresas de telefonia (Claro, Oi e Vivo). Quatro integram o ranking, no entanto (a Tim está em quinto).
O telefone de contato do Procon (Avenida Rio Branco, 639) para reclamações é o (55) 3217-1286.