As vendas do comércio varejista subiram 1,2% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A elevação representa a taxa mais alta registrada desde julho de 2013, quando o avanço chegou a 3%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio.
A alta em fevereiro foi puxada pelo crescimento registrado em metade das oito atividades investigadas. O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que responde por cerca de 50% do total do varejo, teve elevação de 0,8% nas vendas, após três quedas consecutivas, período em que acumulou perda de 3,7%.
Outro crescimento substancial foi o de Móveis e eletrodomésticos, com alta de 5%, depois de baixa acumulada de 13,2% em dezembro e janeiro.
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O resultado de fevereiro, entretanto, não recuperou a perda de 4,1% somada nos dois meses anteriores, ressaltou o IBGE. A média móvel trimestral do varejo permaneceu em território negativo pelo terceiro mês consecutivo.
Na comparação com fevereiro de 2015, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram baixa de 4,2%. As vendas do varejo acumulam retração de 7,6% no ano e recuo de 5,3% em 12 meses.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 1,8% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal. A alta foi influenciada pelos avanços nas atividades de Veículos e motos, partes e peças (3,8%) e Material de construção (3,3%).
Média móvel
O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito caiu 1% em fevereiro, informou o IBGE. Já no varejo ampliado, a taxa média móvel trimestral das vendas recuou 0,2%.