O dólar comercial fechou a sexta-feira em queda de 1,09%, a R$ 3,761 na venda, menor valor de fechamento desde 9 de dezembro (R$ 3,737). Em meio a notícias da operação envolvendo o ex-presidente Lula, a moeda chegou a cair quase 4% pela manhã.
Esta foi a quarta queda seguida da moeda norte-americana. Com isso, o dólar encerra a semana com queda de 5,93%, o maior recuo semanal desde outubro de 2008, quando a desvalorização chegou a 7,22%. O dólar acumula baixa de 6,06% no mês e desvalorização de 4,74% no ano.
Leia mais:
Foco da Lava-Jato em Lula provoca alta nas ações da Petrobras
Com operação contra Lula, bolsa abre em alta e dólar cai nesta sexta-feira
A investigação de corrupção envolvendo Lula aumenta a pressão sobre a presidente Dilma Rousseff, alvo de processo de impeachment. A possível saída da petista já vinha sendo bem recebida pelo mercado, que entende que eventual troca no governo pode trazer de volta a confiança e abrir espaço para mudanças na política econômica.
O principal índice da Bovespa chegou a avançar quase 6% nos primeiros negócios desta sexta-feira, caminhando para o maior ganho semanal desde 2008, também uma reação à ação contra Lula da Silva. Às 18h, o principal índice de ações da bolsa subia 4,01%, aos 49.084 pontos.