O PIB do Rio Grande do Sul no terceiro trimestre caiu 3,4% em relação ao mesmo período de 2014, mostrou na manhã desta quarta-feira a Fundação de Economia e Estatística (FEE). Foi a sexta retração consecutiva da atividade no Estado e a maior desde o segundo trimestre do ano passado.
Uma das principais influências negativas veio da indústria, que recuou 9,4%. Puxado pelo comércio, com um tombo de 12,5%, o setor de serviços encolheu 2,3%. A agropecuária teve um crescimento expressivo de 18,4%, mas, como não tem peso significativo no terceiro trimestre, não conseguiu amenizar a retração dos demais setores. Os impostos encolheram 7,4%.
PIB brasileiro cai 1,7% no terceiro trimestre
Acompanhe outras notícias de economia
No acumulado do ano, o PIB gaúcho retrocede 1,7%. Com queda de 8,4%, a indústria tem o pior desempenho ao longo de 2015. O único resultado positivo vem da agropecuária, com alta 10,7%.
Apesar do forte recuo na economia do Estado, a retração no nível de atividade no país no terceiro trimestre, ante igual intervalo de 2014, foi ainda maior: 4,5%. No acumulado de 2015, o PIB brasileiro cai 3,2%, também uma queda mais forte na comparação com o Rio Grande do Sul.