Micheli Kahler Marques, 29 anos, e Matheus de Camargo, 28, trabalham juntos há dois anos promovendo eventos, como casamentos e formaturas. Entre uma festa e outra, perceberam a falta de um serviço especializado para o público LGBT em Caxias do Sul e região. Aproveitaram a experiência e resolveram apostar neste nicho de mercado, e criaram, na metade do ano, a Blanche Assessoria & Cerimonial.
Assim como em um casamento tradicional, a ideia é proporcionar uma celebração com o perfil do casal e oferecer, também, eventos como o chá de panela e o dia do noivo e da noiva. Segundo Micheli, a cerimônia pode manter itens como vestido branco e buquê, se for o desejo dos noivos. Mas o rito não terá, por exemplo, missa.
"A única diferença é o estilo de celebração. A gente foge de uma celebração religiosa, trabalhamos com a ideia da união do amor, não tem o protocolo de um casamento tradicional. Mas a festa não tem nada de diferente", explica.
A empresa ainda não realizou nenhum evento mas, para o ano que vem, já são três casamentos confirmados: em maio, agosto e setembro. A arrancada é considerada muito boa para quem tinha planos de formalizar a empresa apenas em 2016. A decisão em antecipar o início dos trabalhos foi motivada pela participação dos dois em um dos encontros preparatórios ao Acelera Serra. O evento de fomento a startups deste ano ocorre nesta quarta-feira, na CIC de Caxias, e integra a Semana Municipal do Empreendedorismo.
A ideia foi tão bem recebida pelos participantes, que Micheli e Matheus resolveram passar a prestar o novo serviço ainda em 2015. Nem mesmo a instabilidade econômica assustou a dupla.
"No momento em que o casal optar por uma cerimônia de casamento, ele não pensa em crise, em gastar menos. É um momento único, uma festa, e acho que existe, sim, o desejo de todo casal gay, seja homem, seja mulher, fazer uma união. E a nossa empresa não fica pensando em crise. A gente quer trabalhar, oferecer esse serviço", destaca Matheus.
Os sócios da Blanche não revelam o investimento para criar a empresa, mas garantem que foi baixo. O valor das cerimônias se adapta ao orçamento disponível pelos noivos, mas a cerimônia mais barata custa cerca de R$ 15 mil.
Analise o mercado
Para quem está pensando em criar um novo negócio, como Micheli e Matheus, é importante analisar bem o mercado para ter mais chances de sucesso. Conforme o gestor de Atendimento Individual do Sebrae na Serra, Tiago Centenaro Mignoni, o novo empresário precisa saber se as pessoas comprariam o seu produto ou serviço.
"A nossa dica para que a pessoa consiga fazer essa análise do mercado é que ela, o mais rápido possível, desenvolva um protótipo, tanto do produto quanto do serviço. Uma forma mais simples - não aquela perfeita que o empreendedor espera entregar ao mercado, mas uma forma que ele consiga demonstrar ao mercado através desse protótipo que ele busca fazer. Essa é a melhor forma de ele verificar se as pessoas têm interesse por aquele produto. É com as pessoas experimentando aquele serviço que elas, de fato, irão conseguir dizer pra ele se o comprariam".