O Rio Grande do Sul contabiliza 23 municípios com potencial de desenvolvimento na aviação. O dado integra pesquisa da Secretaria de Aviação Civil que traçou os hábitos de viagem e as principais rotas utilizadas pelos brasileiros.
Conforme o estudo, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, é o quarto do país que mais recebe passageiros de diferentes cidades. No total, moradores de 214 municípios circulam pelos terminais da Capital. O levantamento ainda identificou que cinco das 10 rotas potenciais mais desejadas pelos brasileiros ficam na Região Sul.
Conheça ferramentas que ajudam a comprar passagens mais baratas
Turismo pode ser a chave para superar a crise no Brasil, dizem autoridades do setor
Se entrassem em operação, os trechos ampliariam em quase meio milhão de passageiros a movimentação nos aeroportos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Estado gaúcho, foi apontada a rota Gramado-São Paulo, com demanda de 81 mil passageiros.
O Rio Grande do Sul corresponde a 4,2% do fluxo total de passageiros no Brasil. Entre as rotas intermunicipais com maior demanda, Porto Alegre-São Paulo está na 5ª posição no ranking nacional (corresponde a 9% do total).
Azul cancela voo de Passo Fundo a Curitiba e inaugura operações em Uruguaiana
Leia as últimas notícias
Segundo a secretaria, mais da metade dos passageiros entrevistados (51,8%) viajam de avião por motivo de trabalho ou estudos na Região Sul. Para 44,3%, o motivo de viagem é lazer, turismo, visita a amigos e parentes ou eventos culturais, sociais ou esportivos.
O estudo entrevistou mais de 150 mil passageiros em 65 aeroportos, que correspondem a 98% da movimentação aérea do país, em 2014.
* Zero Hora