Na manhã desta segunda-feira, o casco da futura P-67 deixou o porto de Rio Grande em direção à China, onde será transformado em plataforma para atuar na área do pré-sal. É o segundo da série de oito que estão sendo construídos por contrato entre Petrobras e Ecovix em Rio Grande. O primeiro foi entregue com um ano e meio de atraso, em dezembro do ano passado. O casco estava pronto há alguns dias e só esperava condições adequadas de navegação para deixar o porto.
Leia todas as notícias sobre Rio Grande
Conforme o sindicato dos metalúrgicos de Rio Grande, as atividades seguem normais no Estaleiro Rio Grande, operado pela Ecovix, com 6 mil funcionários trabalhando. Ainda segundo o sindicato, houve cerca de 750 demissões, justificadas por salários demasiadamente elevados.
Leia todas as colunas de Marta Sfredo
Conforme a empresa, dos oito cascos contratados pela Petrobras, dois foram entregues, e outros dois estão sendo montados no dique seco. São os que serão destinados às futuras P-69 e P-70. A empresa líder do consórcio Ecovix, a Engevix, teve dois altos executivos presos na Operação Lava-Jato, Gerson Almada e José Antunes Sobrinho. Conforme os trabalhadores, um administrador contratado pela empresa mantém a relativa normalidade da operação em Rio Grande.