Diante da queda nas vendas e aumento dos estoques, a General Motors informou, nesta segunda-feira, por meio de nota, que irá supender por três semanas a produção na fábrica em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Essa é a terceira vez no ano que a planta gaúcha tem a operação paralisada.
Em nota, a montadora informou que a "medida tem como intuito ajustar o volume de produção à atual demanda do mercado".
No mês de junho, a unidade parou por duas semanas em férias coletivas. Desta vez, o período será maior, entre 8 e 23 de setembro. Depois disso, a GM adotará o regime de "day off", aprovado após reunião com o sindicato dos trabalhadores em maio, no qual a empresa paga o dia de trabalho, mas o funcionário fica em casa. Neste caso, o tempo pode ser descontado do banco de horas. A operação deve voltar a funcionar no dia 28.
Leia todas as últimas notícias
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, lamenta a medida e admite preocupação com o futuro da unidade e dos trabalhadores.
- Não vemos luz no fim do túnel - afirma
O setor automobilístico tem sido um dos mais impactados pela queda da economia em 2015. De acordo com a Fenabrave, a federação dos concessionários, as vendas de veículos caíram 20,7% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o ano passado. Foi o pior resultado para o período desde 2007.