A aproximação diplomática e comercial entre Cuba e Estados Unidos entrou no radar da companhia aérea americana JetBlue. Nesta sexta-feira, a empresa começou a operar mais um voo charter para a ilha caribenha.
Ao meio-dia, um Airbus A320, com 150 lugares, decolou de Nova York para o aeroporto José Martí, em Havana, onde pousou às 15h30min. O voo de estreia a partir do JFK foi realizado na véspera do dia da independência dos Estados Unidos. A ligação será realizada semanalmente, às sextas-feiras. A decolagem da ilha ocorre às 16h30min, com pouso em Nova York às 20h.
Como ainda não é possível a venda de passagens por uma companhia americana, o voo 8801 é um fretamento da Cuba Travel Services. As demais frequências da JetBlue, a partir de Tampa e Fort Lauderdale, ambas no Estado da Flórida, também são possíveis por meio de parcerias com outras empresas cubanas.
- O interesse no mercado cubanos cresce, então a JetBlue está se posicionando para oferecer opções convenientes - disse Scott Laurence, vice-presidente sênior de planejamento da JetBlue.
Companhias aéreas americanas de menor porte também realizam voos charter a partir de Nova York. A JetBlue é a primeira entre as grandes a tornar a frequência regular.
A nova ligação fortalece a presença da empresa no Caribe. A JetBlue, hoje com 875 voos diários, foi criada por David Neeleman em 1998, que depois de deixar a empresa fundou no Brasil a Azul Linhas Aéreas, em 2008.
*Zero Hora