Uma engenhoca criada por três gaúchos promete se tornar o inimigo número 1 da cerveja quente. Movido a pilhas, o dispositivo, que ganhou o nome de SuperCooler, promete fazer a alegria de qualquer churrasco entre amigos, deixando a bebida gelada em dois minutos.
O resfriamento quase instantâneo não é resultado de mágica ou algo do gênero, garantem Gustavo Moraes, Ricardo Gazzola e Rafael Schiavoni, os criadores do dispositivo. A resposta está nas aulas de física da escola. Ao girar a latinha ou garrafa sobre o próprio eixo, o dispositivo em contato com gelo ajuda na mistura do líquido dentro do recipiente, facilitando que a temperatura lá dentro permaneça igual, desde o centro até as paredes do recipiente.
Em um processo de resfriamento tradicional, o frio das extremidades da lata demora bastante tempo para chegar até o líquido que está no centro. Vale também para refrigerante, água ou suco.
Em 2014, o Super Cooler foi alvo de uma polêmica: empreendedores americanos, que criaram o Spin Chill, um dispositivo com a mesma função e de formato parecidos com o produto brasileiro, acusaram os empreededores brasileiros de plágio. Apesar das semelhanças, os dois projetos foram desenvolvidos de forma independente. Os gaúchos já trabalham na ideia desde 2013 e tem a patente nacional do produto. Judicialmente, não houve problemas.
No mercado desde o final de dezembro, já teve mais de 2 mil unidades vendidas. A procura foi tanta que o estoque acabou em poucas semanas e precisou ser reposto às pressas. Comemorando os resultados, os jovens, os três com 26 anos, sonham em faturar o primeiro milhão ainda este ano.
Foi um alento para os três empreendedores que arriscaram alto em busca do sonho. Largaram empregos estáveis para apostar em uma ideia que ninguém levava muito a sério.
- Nem família, nem colegas, nem amigos. O pessoal achava que a gente era meio maluco - conta Ricardo, que pediu demissão do antigo emprego.
O trio de inventores: Ricardo Gazzola, Gustavo Moraer e Rafael Schiavoni
O trio passou por todas as dificuldades típicas dos jovens empreendedores brasileiros: falta de recursos, desconfiança de investidores, dúvidas de como conquistar os clientes. A sorte veio quando os jovens fizeram um vídeo apresentando a ideia a um famoso site de financiamento coletivo, o Catarse, que funciona arrecadando fundos de pessoas físicas interessadas na iniciativa.
O objetivo de levantar R$ 25 mil foi alcançado em poucas semanas. O valor não era nem de perto suficiente para colocar o produto na prateleira, mas o apoio de dezenas de pessoas serviu de incentivo para o trio.
Também por meio do site Catarse, Gustavo, Ricardo e Rafael encontraram uma empresa sediada em Los Angeles, na Califórnia, que ajudou a startup a transformar a ideia em negócio (leia mais ao lado) e a encontrar dois investidores. O aporte foi de R$ 60 mil.
- Em pouco mais de dois meses, faturamos mais de R$ 200 mil, o dobro de todo dinheiro investido na criação do dispositivo, com gastos de publicidade e estruturação do escritório - afirma Gustavo.
O SuperCooler pode ser comprado a R$ 99 no site supercooler.me. Os guris já estão de olho agora no próximo projeto. A ideia desta vez é criar um dispositivo capaz de gelar várias bebidas ao mesmo tempo gastando pouquíssima energia. Tudo que eles querem é entrar numa fria. De novo.