A fabricante de móveis Todeschini estuda construir uma unidade de beneficiamento de madeira em Cachoeira do Sul. A empresa da Serra tem 14 mil hectares de floresta plantados na região, próximo da BR-290. A informação é do prefeito Neiron Viegas (PT), que já visualiza a geração de empregos e acréscimo na arrecadação tributária para o município caso o projeto se concretize. A estimativa é de aproximadamente 400 vagas diretas e outras 400 indiretas .
Viegas informa que o projeto já está pronto, mas ainda depende de licença ambiental e de acesso à energia elétrica para a execução. O prefeito também lembra que a floresta não proporciona renda significativa atualmente e que a madeira sai sem gerar benefícios para o município; ao contrário, o tráfego de caminhões prejudica as estradas locais.
A área onde a Todeschini pretende construir o empreendimento fica próxima a uma rede da Eletrosul, que forneceria a energia. A prefeitura integra um grupo de trabalho para agilizar a solução para as duas pendências e a fábrica ser, então, confirmada. A Todeschini foi procurada pela reportagem da Rádio Gaúcha, mas até o fim da manhã dessa quarta-feira (22) ainda não havia confirmação do valor do investimento para a construção da unidade, que deve ser instalada no distrito de Piriqui.