A 15ª edição da Expodireto Cotrijal, realizada entre 10 e 14 de março, em Não-Me-Toque, no Norte do RS, quebrou o recorde de encaminhamento de negócios. Ao todo, foram R$ 3,2 bilhões, 27% acima dos valores do ano passado.
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, afirmou que o setor de máquinas e implementos agrícolas ainda lidera os pedidos, mas houve um aumento significativo na procura por irrigação e armazenagem. Segundo ele, o valor foi informado por 12 bancos, que são responsáveis pelos financiamentos. Mânica ressaltou, ainda, que os valores não se referem a vendas concretizadas, e sim a negócios em andamento.
No início da feira de tecnologia para a agricultura, havia cautela em relação à capacidade de investimento dos produtores, considerando o sucesso da edição do ano passado. O expressivo crescimento foi justificado pela previsão de supersafra de grãos e por facilidades de financiamento.
O número de visitantes também superou a expectativa. Segundo a organização do evento, cerca de 235 mil pessoas passaram pelo parque. O número é 5% maior do que em 2013.
Para a edição do ano que vem, a organização da Expodireto prevê melhorias em algumas áreas do parque de 84 hectares. Ao todo, houve 505 expositores, mas cerca de 200 não puderam participar do evento. Além da ampliação de área, as principais reivindicações são: mais oferta de banheiros e de espaço na área de alimentação.