Não são poucos os alertas de descontrole financeiro nas famílias brasileiras. Os índices de inadimplência ainda altos expõem o drama que tira a tranquilidade de quem se encontra nesta dificuldade. As razões são várias: vão da despreocupação com a tomada do crédito, quando as linhas fluíam com mais robustez, ao desemprego e a uma série de outros fatores que levaram os consumidores a se endividarem sem grande temor com os meses que viriam depois.
Por isso, agora, existe uma série de iniciativas bem-vindas para tentar resolver a saúde financeira do brasileiro. Aqui no Estado, por exemplo, há ação bem positiva da Ajuris, que tenta conciliar divergências, às vezes consideradas intransponíveis à primeira vista.
Há também os feirões "limpa nome" e, mais recentemente, uma outra medida vem contribuir para ajudar a resolver o problema, quando tudo teima em conspirar no sentido contrário.
No dia 25, por exemplo, a PUCRS inaugura o seu Estúdio de Finanças, com um conceito voltado à educação financeira. O objetivo, claro, é ensinar a manter as finanças pessoais equilibradas a partir de diversas atividades abertas ao público e gratuitas, como palestras e orientação financeira a cargo de alunos do curso de economia. Além disso, um local será oferecido para leitura de publicações da área e também um Museu de Finanças.
Sem dúvida, uma boa oportunidade para quem busca se reerguer da espiral financeira em que se viu envolvido nestes últimos tempos.