A taxa de desemprego nos Estados Unidos registrou leve alta em fevereiro, mas a criação de postos de trabalho teve um aumento maior que o esperado, anunciou nesta sexta-feira o Departamento do Trabalho. O índice de desemprego subiu 0,1 ponto, chegando a 6,7%, mas foram criados 175 mil postos de trabalho, acima dos 163 mil previsto pelos analistas.
Essa surpresa positiva também animou o mercado de ações. A bolsa de Nova York abriu a sessão em alta, com índice Dow Jones ganhando 0,20% e o Nasdaq, que inclui as empresas de tecnologia, aumentando 0,43%.
Wall Street fechou sem tendência definida na quinta-feira, com comportamento contida por uma grande prudência frente à crise na Ucrânia.
Déficit na balança comercial cai em relação a 2013
Nesta sexta-feira, também foram divulgados dados sobre a balança comercial norte-americana, que fechou em déficit pelo terceiro semestre consecutivo em janeiro e se situou em US$ 39,1 bilhões, enquanto os analistas esperavam uma queda de US$ 37,3 bilhões. O déficit comercial global do país foi agravado por um aumento da diferença entre as importações e as exportações com a China. Em comparação com um ano atrás, no entanto, o déficit comercial dos Estados Unidos registrou em janeiro uma forte queda, de 7,1%, o que também ajudou animar os mercados.