Um grupo formado por membros do Ministério Público Estadual (MPE) e pelos deputados que coordenaram a CPI da Telefonia irá realizar uma ação para fiscalizar os mutirões que estão sendo realizados pelas operadoras do Estado. A medida irá servir para avliar se as empresas estão, de fato, cumprindo o que foi estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em novembro do ano passado.
A ação será realizada durante a tarde desta quarta-feira e, possívelmente, se estenderá até quinta-feira. De acordo com o coordenador do Centro de Apoio de Defesa ao Consumidor do MPE, Alexandre Lipp João, a ação tem como intuito verificar o andamento dos mutirões. Ele destacou que não foram registradas reclamações sobre o atendimento aos clientes.
- Encaminhei uma promoção a todos os promotores do do Estado para que fiquem atentos a possíveis reclamações, mas, pelo que temos, parece que tudo está transcorrendo de maneira normal - avalia João.
Atendimento aos clientes
Os mutirões são um dos cinco pontos do termo de ajustamento de conduta assinado pelas operadoras após a CPI da Telefonia, na Assembleia, em novembro. O acordo incluía ampliação de atendimento, mais informações aos clientes, investimentos para melhoria de sinal e punição por descumprir exigências.
O prazo estipulado para responder às queixas é de cinco dias - e as empresas garantem que será cumprido. Os atendimentos devem ser feitos em todas as cidades nas quais as telefônicas têm sinal. Nas municípios em que não há lojas, clientes da TIM e da Claro poderão reclamar por meio de formulário em agências dos Correios.
Como se queixar
Vivo
O atendimento será feito em todas as lojas e revendas autorizadas em seus horários normais de funcionamento. Deve-se ter em mãos a conta com problemas, além de um documento com foto.
Nas cidades onde a empresa tem cobertura de celular e não há lojas ou revendas, o cliente deverá ligar para 8486 ou acessar www.vivo.com.br (ambos funcionam 24h por dia).
Claro
Lojas e revendas autorizadas receberão as queixas nos horários normais de funcionamento. A reclamação também pode ser feita em agências dos Correios, onde o cliente deverá responder a um formulário. Deve-se ter em mãos a conta com problemas, além de um documento com foto.
No caso de cidades sem lojas e revendas autorizadas, os Correios são a única opção para se queixar.
TIM
Também atenderá em todas as lojas e revendas autorizadas, em horários normais de funcionamento. Em todas as cidades, a reclamação pode ser feita nas agências dos Correios, por meio de formulário. Deve-se ter em mãos a conta com problemas, além de um documento com foto.
Nos municípios sem lojas e revendas, os Correios são a única alternativa para reclamação.
Oi
O atendimento será feito em todas as lojas e revendas autorizadas em seus horários de funcionamento. Deve-se ter em mãos a conta com problemas, além de um documento com foto.
Nas cidades sem lojas e revendas, o usuário poderá se queixar pela internet (oi.com.br) ou por telefone (para reclamações sobre a linha de celular, 1057, e sobre internet, 10314).