Mesmo com a perda de fôlego percebida no último trimestre do ano, a produção industrial do Rio Grande do Sul foi a que mais cresceu no país em 2013. O avanço de 6,8% em relação ao ano anterior ficou bem acima da média nacional, 1,2%, apontou o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Observado apenas o período de outubro a dezembro, a indústria no país recuou 0,8% em comparação com os últimos três meses de 2012, marcado o segundo trimestre seguido de taxa negativa, já que havia recuado 1,3% no período julho-setembro.
A indústria gaúcha, que havia registrado avanço de 1,4% no terceiro trimestre, recuou 0,5% no quarto trimestre.
Indústria do Paraná e Santa Catarina também cresceram
A maioria das regiões avaliadas pelo IBGE apresentou resultados positivos: 11 dos 14 locais pesquisados apontaram crescimento na produção em 2013.
Além do Rio Grande do Sul, também tiveram avanços acima da média nacional, Paraná (5,6%), Goiás (5,0%), Bahia (3,8%), Ceará (3,3%) e Santa Catarina (1,5%).
Alguns Estados tiveram crescimento industrial, mas abaixo da média do país. Foi o caso de Pernambuco (0,7%), São Paulo (0,7%), Amazonas (0,7%) e Rio de Janeiro (0,1%)
Apenas Espírito Santo (-6,7%), Pará (-4,9%) e Minas Gerais (-1,3%) assinalaram os resultados negativos no índice acumulado no ano.