O Corvette Z06 A caminhonete F-150 O Lexus RCF O Kia GT4 Stinger
Está de volta a paixão americana por carrões, picapes e utilitários esportivos, desenvolvidos para enfrentar longas viagens com conforto, luxo e desempenho. E nada melhor para mostrar o que melhor as três grandes fabricantes locais sabem fazer do que Detroit. O 26º North American International Auto Show (Naias), mais conhecido como Salão do Automóvel de Detroit, é o reflexo da recuperação econômica do país e do crescimento da venda de veículos. Mantido o ritmo atual, no próximo ano deverá chegar ou até superar o recorde dos 17,1 milhões de unidades de 2007.
Os espaços que abrigam o salão, Cobo Center e Joe Louis Arena, têm novidades que atraem todos os públicos em ambos os extremos: dos pequenos que ainda engatinham no mercado americano aos superesportivos. Como sempre, as picapes brilham. Uma das apresentações mais esperadas foi a a da nova geração da picape F-150. A General Motors mostrou a Canyon e a Colorado/S10. Para os brasileiros, além das novidades dos Jeep Cherokee e Grand Cherokee, do Honda Fit, dos Mercedes Benz Classe C e GLA e do Toyota Corolla, que estão a caminho do país, no próximo ano deverá ser a vez de dois ícones, o Chevrolet Corvette e o Ford Mustang.
Obrigada pelo governo Obama produzir carros equipados com motores mais eficientes, econômicos e limpos, a indústria americana e os estrangeiros que pretendem vender carros no país avançam nas tecnologias de propulsores mais eficientes, de carros híbridos, elétricos e novas fontes alternativas de energia. Tudo sem comprometer a potência e levando em conta a preferência local pelos luxuosos carrões e supermáquinas. Muitas novidades visam principalmente à Costa Oeste dos EUA, a região mais rica do país e um dos maiores mercados do mundo para as estrangeiras Audi, Bentley, Mercedes-Benz e Porsche.
A BMW apresenta a Série 2, os M3 e M4 e o Mini John Cooper Works e a Mercedes-Benz os novos Classe C, GLA AMG e Classe S Coupe. A Benltey apresenta o superesportivo Continental GT V8 S e mostra o Flying Spur e o top Mulsanne. A britânica fechou 2013 com a venda recorde de 10.120 unidades, mais 19% sobre o ano anterior. Nos EUA, seu principal mercado, a participação aumentou para 28% com 3.140 carros.
Nos estandes do renovado Cobo Center, as montadoras mostram também a preocupação de destacar que o automóvel é um meio de mobilidade, mesmo em países desenvolvidos com excelentes meios de transporte de coletivo. Que o veículo individual está a serviço do homem integrado à sustentabilidade não sendo o único responsável pelos congestionamentos nas grandes cidades ou pela poluição ambiental.
Destques da feira
Audi
Uma das marcas que mais cresce no mundo, com destaque nos Estados Unidos e na China, a Audi comemora em Detroit o fechamento de 2013 com novo recorde mundial de vendas e pela quarta vez consecutiva crescimento na América do Norte - o seu terceiro maior mercado - com 158.061 emplacamentos mais 13,5% sobre 2012. O utilitário esportivo compacto Q1 é um dos seus destaques de Detroit.
Chevrolet
O mito Corvette, nas versões Z06 e C7 R, divide com as picapes e os utilitários esportivos o estande da Chevrolet. Típicos veículos norte-americanos, as picapes e os utilitários esportivos puxaram o crescimento das vendas da marca nos EUA, com 1,95 milhão de unidades e aumento de 5,2%. A Silverado, com 480,41 mil unidades e mais 14,8%, e a GMC Sierra, 184,38 mil e mais 17,3%, representaram um quarto das vendas da General Motors, a líder do mercado norte-americano. Num estande exclusivo da Cadillac, a novidade é o ATS Coupe.
Ford
A nova geração da F150 é a top da Ford no Cobo Center ao lado do mítico Mustang. A montadora comemora o crescimento de 11% em 2013 nos EUA com a venda de 2,49 milhões de veículos, seu melhor resultado desde 2006, garantido exatamente pela pela picape F-Series, há mais de 30 anos o veículo mais vendido no país, pelo pelo salto da procura pelo sedã Fusion.
Toyota/Lexus
Os RCF e FL/NX, da Lexus - a marca de luxo da Toyota - chamam a atenção no amplo espaço da japonesa dividido ainda com o Scion. A maior fabricante do planeta mostra com destaque o Camry, o mais uma vez o automóvel mais vendido nos EUA com 400 mil unidades em 2013. Também a RAV 4 que teve um salto de 27% nas vendas com 218.249 unidades. Ainda chama a atenção o Corolla, há três meses no mercado norte-americano e que poderá ser vendido no Brasil.
Honda
O novo Fit, que será lançado nos próximos meses no Brasil, é uma das novidades da Honda, que comemora o seu segundo melhor resultado nos EUA com a venda de 1,5 milhão de veículos em 2013, mais 7,2%. Com 366.678 unidades e crescimento de 10,5%, o Accord foi o modelo mais vendido da marca.
Nissan
A proposta do conceito Sports Sedan, desenvolvido nos EUA, será aumentar a participação da Nissan no segmento de automóveis. A japonesa cresceu 9% nos EUA em 2013 com a 1,25 milhões de unidades. Seu carro-chefe foi a picape Frontier com 436,82 mil unidades e crescimento de 16% seguida pelo sedã Altima, com 320,72 mil registros, 14,3%.
Coreana
O Hyundai Genesis e o conceitual Kia GT4 Stinger são as principais apresentações das irmãs sul-coreanas que venderam de 1,26 milhão de veículos em 2013 nos EUA com a queda de 0,4% em relação a 2012. O Genesis reforçará a posição da Hyundai que vendeu 720,78 mil veículos no mercado norte-americano, 2,5% a mais sobre o ano anterior. O Kia caiu 4% com 540 mil emplacamentos.
*O jornalista viajou a convite da Anfavea