O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,08% em agosto em relação ao mês anterior, após registrar queda de 0,34% em julho ante junho (dado revisado), na série com ajuste sazonal. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, 16, pelo BC, o número passou de 145,75 pontos em julho para 145,86 pontos em agosto na série dessazonalizada.
Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado a cada trimestre pelo IBGE, o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses e tem grande influência sobre as estimativas do mercado financeiro.
Na comparação entres os meses de agosto de 2013 e de 2012, houve expansão de 1,32% na série sem ajustes sazonais. Nos 12 meses encerrados em agosto de 2013, o crescimento foi de 2,13% na série sem ajuste. No acumulado do ano até agosto, houve alta de 2,76% (sem ajuste).
Entre os componentes do IBC-Br está a Pesquisa Industrial Mensal, que mostrou em agosto estabilidade para o setor em relação ao julho, depois de ter recuado 2% no sétimo mês do ano na comparação mensal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Outro componente importante do índice do BC são os números do varejo divulgados ontem pelo IBGE, que mostraram avanço de 0,9% nas vendas em agosto em relação ao mês anterior. Nesse caso, houve desaceleração em relação à expansão de 2,1% de julho sobre junho.
O IBC-Br registrou expansão de 0,12% na média do período junho a agosto de 2013 na comparação com a média dos três meses anteriores (de março a maio de 2013), na série com ajuste sazonal.
Segundo dados apresentados nesta quarta-feira pela autoridade monetária, o índice avançou de uma média mensal de 145,77 pontos para 145,95 pontos nessa comparação.