O Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho cresceu 8,9% no primeiro semestre deste ano, se comparado com o mesmo período de 2012. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (11) pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). A alta do PIB foi impulsionada pela agropecuária, que apresentou elevação de 60,1% na produção, em especial, a de soja. A indústria se expandiu 1,6% e a indústria de transformação, 2%, seguido pela construção civil, com crescimento de 1,9%, e Serviços, com 2,8%.
Se a comparação for feita entre o segundo trimestre deste ano e o de 2012, a economia do Estado se expandiu 15%. O resultado também é impulsionado pela agropecuária, com crescimento de 111,7%, sobretudo, resultante das produções de soja, que aumentou 114,6% no período, e de milho, com elevação de 69,6%.
O secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, afirma que o bom resultado apresentado pela FEE é consequência da diversificação da economia gaúcha e investimento em programas estruturais:
- A economia do Rio Grande do Sul é muito forte. O que falta é indução do desenvolvimento, é crédito, financiamento e programas estruturais e, às vezes, o São Pedro nos ajudar, como diz o nosso governador. Então, a boa safra reflete, sim, diretamente nas demais cadeias produtivas - destaca.
Gaúcha
Economia gaúcha cresce 8,9% nos primeiros seis meses de 2013
No segundo trimestre do ano, o crescimento foi de 15%, se comparado com o mesmo período de 2012
GZH faz parte do The Trust Project