Antes de ser homenageada na cerimônia de entrega do 41º Prêmio Exportação RS, na noite desta segunda-feira na Capital, a presidente da Petrobras, Graça Foster, foi a Rio Grande dar boas notícias. A executiva confirmou que a Quip apresentou a menor proposta para construir no Estado as plataformas P-75 e P-77.
Os dois mais recentes projetos conquistados pelo polo naval gaúcho deverão ter contrato assinado nos próximos dias, quando terminar o processo de conferência burocrática dos documentos. No sul do Estado, a presidente também fez uma vistoria nas obras e no cronograma da P-55 e da P-58. Ambas estão em etapa final de construção.
A confirmação de que a empresa conquistou dois novos contratos tranquiliza a região. Com a conclusão das outras plataformas, previa-se um intervalo nas construções navais no Rio Grande do Sul, mas os próximos projetos não deixarão um hiato grande entre as obras.
Graça se mostrou bastante otimista com o cumprimento do cronograma. Conforme sua previsão, a P-55 deverá deixar o Estaleiro Rio Grande até o final de setembro. Um mês depois, será a vez da P-58 estar concluída.
Ainda sobre o polo naval gaúcho, Graça reafirmou a importância da expansão da indústria oceânica no Estado. O Estaleiro Brasil (EBR), de São José do Norte, também foi confirmado. A presidente da Petrobras reforçou que não existe risco de desistência do projeto na cidade vizinha a Rio Grande.
- Por ser um projeto completamente novo, tem muitos desafios a ser cumpridos. Muitas vezes as pessoas não notam o que está sendo feito, e é naturalmente um pouco mais demorado o processo de preparação do terreno até começar de fato a obra - disse.
Também em São José do Norte está prevista uma nova atividade da Petrobras. Uma audiência pública nos próximos dias apresentará detalhes sobre a viabilidadede de prospectar petróleo na Bacia de Pelotas - ponto distante cerca de 200 quilômetros da costa gaúcha, entre São José e Tavares.
- É uma pesquisa que a Petrobras já desenvolve há muitos anos e existe a possibilidade real de começarmos - afirmou Graça.
A expectativa é de que o início da perfuração, esperada há anos, ocorra ainda em 2013.