O que se acredita ser o maior observatório espacial do mundo foi inaugurado esta quarta-feira no norte do Chile, oferecendo ao mundo um poder sem precedentes para vasculhar as regiões mais remotas do universo. O observatório espacial ALMA foi inaugurado em uma planície 5.000 metros acima do nível do mar, em uma cerimônia assistida pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, e outras autoridades.
- Aqui, neste deserto, o mais seco do mundo, é um grande privilégio inaugurar este observatório - disse Piñera.
Chamado-o de "o mais poderoso do mundo", ele disse que o observatório dará "uma significativa contribuição à humanidade, possibilitará uma compreensão maior do universo em que vivemos e talvez nos ajude a descobrir vida fora da Terra".
- O ALMA é um telescópio gigante com 16 quilômetros de diâmetro - explicou o diretor do observatório, Thijs de Graauw, ao declarar a instalação oficialmente inaugurada.
Sob aplausos entusiasmados, 59 das 66 antenas começaram a girar lentamente e apontaram na direção do céu. Em outubro, todas as antenas estarão totalmente instaladas e operacionais.
Gianni Marconi, astrônomo do enorme conjunto de telescópios, recentemente afirmou à AFP que o ALMA é "o maior observatório que já foi construído". ALMA, abreviatura de Atacama Large Millimeter-submillimeter Array, resulta de um esforço conjunto entre agências espaciais norte-americanas, europeias e asiáticas.