Não é preciso ser engenheiro para tirar do papel - ou da tela do computador - uma ideia. Sites como designoteca.com e thingiverse.com funcionam como bibliotecas virtuais de desenhos que qualquer um pode acessar, baixar e imprimir. Para potenciais inventores, que querem produzir suas próprias criações, o primeiro passo é saber usar algum software de modelagem em 3D, como SketchUp ou 3D Studio Max. Clique na imagem acima para ver como funciona a impressora. Em vídeo, confira todo o processo:
O fio plástico usado na impressão tem formato cilíndrico e e vem rolos coloridos, com mais de 10 opções de cores diferentes. Cada um custa R$ 150 e pesa um quilo. O bico esquenta o material para que ele derreta.
O objeto é impresso sobre um plataforma, em camadas. Durante o processo, enquanto o produto ganha altura, a mesa vai descendo. No caso da impressora vendida pela Cliever, o tamanho máximo compatível com as dimensões da máquina é 18cm x18cm x10cm (largura x profundidade x altura).
O boneco da foto, que é oco e tem cerca de oito centímetros de altura, demora pouco mais de uma hora para ficar pronto. O software calcula que ele tenha custado R$ 0,60. Para funcionar, a impressora precisa ser ligada à tomada por um cabo de força e ao computador por um cabo USB.