Empreendedores e candidatos a empresários de todo o Estado tiveram a chance nesta semana de buscar diferentes oportunidades de negócios na 17ª Feira do Empreeendedor. O evento se encerra neste domingo, no Centro de Exposições da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), em Porto Alegre.
Uma das atrações da programação foi a terceira edição do Fórum de Empreendedorismo, que debateu oportunidades de negócios em dois grandes temas, o ecossistema empreendedor e as tendências do mundo digital.
Em 25 anos circulando pelo setor de tecnologia da informação (TI), Claudio Bessa, executivo da área de negócios da IBM na América Latina, acumulou um conhecimento sobre empreendedorismo, caminho trilhado por startups de sucesso. Parte dessa experiência foi compartilhada com o público na última sexta-feira, durante palestra na Feira do Empreendedor. Antes da apresentação, Bessa conversou com Zero Hora.
As lições de Claudio Bessa
Visão 360
"Para você poder empreender, tem de ter uma noção clara dos diversos setores da sociedade, do que está ocorrendo no mundo, não apenas em sua região, e quais as tendências para os próximos anos. A velocidade das mudanças é tão grande que um negócio que hoje parece novo pode se tornar obsoleto em dois ou três anos. Tínhamos um modelo vencedor em fotografia, que vendia filmes e revelações e gerava muito dinheiro. Hoje, praticamente não existe mais."
A longevidade
"Os tempos em que se criava startups pensando em vendê-las logo em seguida ficou para trás. Os negócios hoje estão novamente voltados à longevidade. As novas empresas precisam gerar valor quase imediato para ter continuidade e evolução. Evidentemente, há possibilidade de investidores injetarem dinheiro na empresa, mas não dá para criar empreendimentos esperando passá-las adiante rapidamente."
Web abre portas
"A internet aumenta a capacidade de gerar resultados. Enquanto no modelo tradicional de negócio era necessário qualificar os diversos canais de gestão e os processos da companhia, a internet oferece ferramentas para você fazer isso de forma mais rápida e sem capacitação específica. Tome-se a Amazon como exemplo: a empresa virou um bicho-papão em comércio, ao conseguir fazer de maneira mais rápida e eficiente o que parte das empresas tradicionais sempre venderam."
As oportunidades
"A mobilidade é um caminho sem volta. Ambientes móveis se tornam um modelo de negócio com grande espaço para agregar serviços. Outra tendência que não pode ser ignorada é a colaboração, as redes sociais, o social business. Para lançar uma startup, não é preciso saber de tecnologia: tem de conhecer negócios, entender a necessidade do mercado. A construção da ideia é que caberá ao pessoal da TI."