O percentual de famílias gaúchas endividadas aumentou em agosto, chegando a 73,2%. Em julho, o resultado era de 66,1%. Na avaliação sobre a pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Fecomércio-RS, a aceleração na comparação mensal pode ser explicada por fatores como os sinais de leve melhora na atividade econômica, com reflexos na confiança das pessoas em relação ao futuro. Outro fator foi o Dia dos Pais, que pode ter estimulado compras atípicas.
O percentual de famílias endividadas teve ainda um crescimento de 3,6 pontos percentuais na comparação com agosto de 2011 (69,6%).
- Acreditava-se que apesar das taxas de juros menores e das reduções do IPI, a atividade econômica reduzida podia estar represando o endividamento. No entanto, a economia parece dar sinais de melhora, o que estimula a confiança e, com isso, o endividamento - explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi.
A pesquisa revela ainda aumento no percentual de famílias com contas em atraso (43,6%) e sem condições de pagamento (6,4%).