Iniciou nesta quinta-feira, em Joia, no noroeste do Estado, a vacinação do gado na fazenda onde morreram 12 bovinos na terça-feira. A imunização que está sendo feita é contra a clostridiose, uma bactéria que se multiplica na ausência de ar e é capaz de permanecer em áreas contaminadas por longos períodos. A suspeita é de que a doença seja a causa da morte dos bovinos de Joia e de outros 57 animais na segunda-feira, em Entre-Ijuís, cidade distante 40 km de Joia.
Os 450 bovinos da propriedade haviam sido vacinados em setembro do ano passado. O medicamento funciona no organismo do animal durante um ano. No entanto, por segurança, o proprietário optou pela imunização imediata.
- Eu soltei esse gado por volta das 10h de terça-feira. Quando fui recolher os animais na pastagem, comecei a encontrar gado morto. E eram animais em bom estado, algumas vacas, inclusive, prenhas. Por segurança, vamos vacinar tudo. O medicamento leva 15 dias para fazer efeito. Até lá ficamos apreensivos - diz Sérgio Lima, capataz da fazenda.
A propriedade fica na localidade de São João Mirim, distante cerca de 25 km do centro de Joia.
Os casos
- O primeiro registro de mortes ocorreu na terça-feira, em Entre-Ijuís, onde 54 animais foram encontrados mortos pela manhã. Os óbitos ocorreram durante a noite. À tarde, o número já estava em 57.
- Também na terça-feira, outras 12 cabeças morreram em uma fazenda de Joia, município distante 40 km de Entre-Ijuís. O caso, no entanto, só foi divulgado na quarta-feira.
- Apesar de os sintomas serem semelhantes, a Secretaria da Agricultura evita relacionar os casos. Um formulário de abertura de investigação Epidemiológica foi preenchido. Com isso, os pecuaristas ficam impedidos de movimentar animais para outras propriedades.
- A suspeita principal é de que a causa da morte dos animais seja clostridiose, uma bactéria que se multiplica na ausência de ar e é capaz de permanecer em áreas contaminadas por longos períodos.
- Materiais dos animais das duas fazendas foram coletados. O resultado do exame que irá apontar a causa dos óbitos deve sair em 15 dias.
Noroeste do Estado
Rebanho de fazenda onde gado morreu começa a ser vacinado em Joia
Imunização é contra a clostridiose. Suspeita é de que a doença seja a causa da morte dos bovinos de Joia e Entre-Ijuís
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: